Biotecnologia da Uniara entrega Protetores Faciais e mais de quinhentos EPIs

Confira as doações em Matão e Araraquara!


 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal da Uniara, André Capaldo Amaral, entregou 65 protetores faciais aos profissionais da Santa Casa de Araraquara para o combate à Covid-19. Os protetores foram confeccionados na própria universidade pelo Núcleo de Tecnologias Tridimensionais - NUT3D. Foram entregues mais de quinhentos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs a hospitais do município e da região

De acordo com o docente e pesquisador do NUT3D, Rodrigo Alvarenga Rezende, "O projeto nasceu com o objetivo de, por meio de tecnologias tridimensionais, como a impressão 3D, fabricar protetores faciais - face shields, em inglês - para profissionais de saúde envolvidos no combate à Covid-19, como um equipamento complementar de proteção individual. Os itens consistem em uma viseira de acetato suportada por uma estrutura impressa 3D com polímero - um material plástico - e fixados por um elástico adequado no entorno da cabeça. A estrutura 3D fabricada mais comum é um tipo de arco de ancoragem da viseira, chamado hígia", explica Rezende.

Ainda em julho foram entregue algumas unidades do protetores a profissionais de uma agência dos Correios de Araraquara. Entretanto o projeto objetivou primariamente o fornecimento dos protetores a médicos, enfermeiros e demais profissionais do chamado "pelotão de frente" do enfrentamento à doença, sendo que "algumas dezenas de hígias foram entregues ao SAMU de Matão e também foram doados cerca de cerca de cinquenta protetores faciais à própria Uniara, a formandos do curso de Medicina e a alunos de Biomedicina que estão realizando testes para detecção de anticorpos em exames de Covid-19".

"Temos de dar grande destaque ao trabalho realizado pela equipe de estudantes e voluntários que têm sido o principal motivo de sucesso desse projeto. É uma equipe que começou com alguns de nossos estudantes do PPGB-MRQM e foi acrescida de vários voluntários de Araraquara e região e inclusive do Japão -, que souberam do projeto e nos procuraram oferecendo sua contribuição. Temos igualmente que agradecer pelo apoio da Uniara e da senhora Mary Marchi, além da equipe de apoio técnico", destaca Hernane da Silva Barud, um dos líderes do NUT3D.

Mais de quinhentas doações

"Foram mais de quinhentos protetores faciais fabricados e distribuídos. As entregas foram feitas nas cidades de Araraquara Santa Casa -, Matão - Hospital Carlos Fernando Malzoni -, Américo Brasiliense - Hospital Estadual Américo Brasiliense - HEAB - e Nova Europa. Dentre essas entregas, foram doados cem protetores à Secretaria de Saúde de Araraquara. Dados das entregas podem ser conferidos no site do projeto no NUT3D", informa Rezende.
 


 Conheça mais em:  
 uniara.com.br  
 uniara.com.br/ppg/biotecnologia-medicina-regenerativa-quimica-medicinal 
 uniara.com.br/nut3d/covid-19