PUC Minas Poços de Caldas investe mais de R$ 1,7 milhão em doações à Secretaria de Saúde
Confira essa boa ação
Por meio de uma sólida parceria com a administração municipal, a PUC Minas Poços de Caldas tem realizado uma série de investimentos substanciais em equipamentos e insumos farmacêuticos indispensáveis à rede pública de saúde da região durante a crise sanitária causada pelo coronavírus.
O aporte da Universidade na compra de materiais solicitados pela Secretaria de Saúde em 2021 já supera meio milhão de reais. Cinco respiradores hospitalares de alta tecnologia, 2 mil ampolas de um medicamento que compõe o chamado "kit intubação" e 5 mil litros de álcool foram alguns dos itens adquiridos e destinados à rede pública neste período.
No ano anterior, marcado pelo início e progressão da pandemia de Covid-19, o investimento total da PUC Minas nesta parceria foi de R$ 1,2 milhão. O valor foi aplicado em unidades municipais vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, com ênfase, no Hospital de Campanha, estrutura fundamental para o combate à pandemia na região.
"A Universidade assume o compromisso de ajudar a minimizar os problemas causados pela pandemia, especialmente neste momento crítico. Esperamos que em breve todos estejam vacinados e seguiremos com ações de apoio, sempre orientadas pela ciência", destacou o Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, Professor Iran Calixto Abrão, na entrega de uma das doações mais recentes.
A parceria entre a Universidade e a Secretaria de Saúde tem como base o plano de contrapartida estabelecido entre a PUC Minas e a Prefeitura Municipal desde a implantação do Curso de Medicina no Campus Poços de Caldas, em 2017.
Veja os principais equipamentos e materiais doados pela PUC Minas à Secretaria de Saúde em 2021:
Cinco respiradores hospitalares de alta tecnologia, encaminhados pela Secretaria de Saúde à Santa Casa, um dos principais hospitais de Poços de Caldas (mais informações);
2 mil ampolas de brometo de rocurônuio, medicamento utilizado em procedimentos médicos como intubação e respiração artificial;
Termômetros e freezer utilizados no armazenamento e transporte de insumos farmacêuticos, inclusive doces de vacina contra Covid-19;
5 mil litros de álcool e 500 coletores para material perfurocortante (mais informações).