ACORDE - Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional

Conheça o trabalho desta Instituição!


Sobre a Instituição: 

A ACORDE - Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade promover atividades, que possibilitem, crianças, adolescentes e adultos com deficiências intelectuais, a desenvolver suas capacidades e exercer plenamente seus direitos.

Quantidade de famílias atendidas pela organização:

252

Qual é a missão da organização?

Nossa missão é cuidar e atender continuadamente pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, proporcionando educação, saúde e desenvolvimento, a fim de melhorar a qualidade de vida e a inclusão social. Nossa visão reflete o artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade".

Como surgiu?

Em 1988 um grupo de pais e profissionais se uniram e fundaram a organização para cobrir uma lacuna que encontravam na cidade e que não contemplava trabalhos especializados para as pessoas com deficiência na idade adulta.

Equipe de colaboradores e voluntários que atuam na organização atualmente:

35 colaboradores: Saúde: 02 Fisioterapeuta, 02 Terapeuta Ocupacional, 02 Fonoaudióloga, 01 Psicóloga, 01 Psiquiatra e 01 Nutricionista. Educação: 02 Pedagogas, 01 Educadora Especial, 01 Educadora Física, 01 Professora de Artes, 01 Psicopedagoga,02 Educadores e 01 Coordenadora Pedagógica. Apoio: 04 cuidadoras. Administrativo: 01 Gerente Executiva, 01 Auxiliar Administrativo, 01 atendente, 01 Assistente Social e 01 Auxiliar de Contabilidade. 01 Serviços Gerais e

02 Cozinheira. Central de Doações: 03 operadoras de telemarketing e 02 mensageiros.

Voluntários: 44: que desenvolvem as seguintes atividades: auxilio na venda relativa ao eventos, trabalho efetivo na organização e realização de eventos, pessoas que encabeçam campanhas de arrecadações variadas, grupos que se apresentam artisticamente para os alunos, acompanhantes em passeios, grupos que cortam cabelo, unhas e assemelhados e profissionais que atendem individualmente em consultório.

Principais desafios enfrentados pelas crianças, adolescentes e suas famílias em função da pandemia.

Dificuldade de compreensão da pessoa com deficiência na necessidade de isolamento e uso de máscaras.

Como a organização está atuando diante desses desafios?

Tem sido realizado o acolhimento e escuta familiar pelo setor de psicologia, por meio de atendimentos individuais, online e por ligação telefônica. A organização está fornecendo mascaras, álcool em gel, produtos de higiene e limpeza. Os casos emergências são atendidos presencialmente pela equipe seguindo todos os protocolos da OMS.

Estratégias para realização das atividades em 2021, considerando os desafios impostos pela pandemia?

As atividades pedagógicas estão sendo realizadas em sistema híbrido (presencial e online), as atividades na área de saúde (psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e nutrição) estão sendo desenvolvidas normalmente, com atendimentos presenciais individuais respeitando todos os protocolos exigidos pela OMS.

Atividades e ações de acolhimento realizadas com as famílias/responsáveis dos atendidos:

Acolhimento as famílias é realizado pelo setor de psicologia e assistência social logo no ingresso do assistido a instituição. É feito o acompanhamento permanente pelo dois setores enquanto o assistido permanecer matriculado. Rodas de conversas são realizadas pela equipe de psicologia e é um momento de fortalecimento de vínculos entre os envolvidos. A organização mantém comunicação permanente com as famílias através de entrevistas, grupos de WhatsApp e contato diário.

Atendimentos as famílias:

São ofertadas as famílias apoio, orientações, acolhimento na tarefa de cuidar, com a finalidade de diminuir a sua sobrecarga de trabalho e utilizando meios de comunicar e cuidar que visem a autonomia de seus filhos. Prevenir situações de sobrecarga e de desgastes de vínculos provenientes da relação diária e de cuidados permanentes prolongados.

Ações realizadas com as famílias antes do início da pandemia COVID-19: atendimentos psicológicos individuais, rodas de conversas e escutas para o fortalecimento de vínculos, reuniões, visitas domiciliares de acordo com as necessidades apresentadas pela família e encaminhamentos aos serviços de saúde do município.

Durante a pandemia: atendimento psicológico presencial, online e por ligações telefônicas, visitas domiciliares, entregas mensais de cestas básicas, produtos de higiene pessoal e limpeza, entrega semanal de hortifrútis e produtos para prevenção ao COVID -19: álcool em gel e mascaras.

Assistência Social em período de pandemia:

Durante o período de pandemia o serviço de assistência social tem acolhido mensalmente 144 famílias em situação de vulnerabilidade com entrega de cestas básicas, entrega de hortifrútis e atendimentos domiciliares.

Projetos em andamento e ampliação de vagas:

Projeto de construção: conclusão da obra do segundo bloco da unidade II com área construída de 300m² contendo 9 novas salas.

Início da construção do terceiro bloco da unidade II com a instalação do prédio com cozinha e refeitório.

Ampliação de vagas: com o termino do bloco em construção a Acorde ampliará 220 novas vagas para o ano de 2021. 



APOIE NOSSOS PROJETOS:

Banco: Brasil

Agência: 0295-x

Conta Corrente: 65.007-2

CNPJ: 57.716.185/0001-52

PIX: 57716185000152

Em nome de: Acorde Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional. 



Nossos contatos:

CAT Centro de Assistência e Terapias: Rua José Luís Oláio, nº 290, Jardim Ricetti, São Carlos/SP

Telefone: 16 3419-9260

Funcionamento: 08h as 18h Segunda a Sexta feiras.

CEP Centro de Especialidade Pedagógica - Rua Victorio Bonucci, nº 1385, Jardim Tangará, São Carlos/SP

Telefone: 16 3372-2548

Funcionamento: 08h a 17h Segunda a Sexta Feira 


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