Obras Sociais da Associação Espírita Francisco Thiesen

Conheça o trabalho desta Instituição!


Sobre a Instituição: 

A Obras Sociais da Associação Espírita Francisco Thiesen é uma organização não-governamental, fundada em 19 de janeiro de 2003 em São Carlos com o objetivo de levar oportunidades a pessoas residentes em locais onde o Poder Público ainda tem dificuldades de atuar. 

Tendo por Missão "Educar crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para a formação da pessoa de bem", o Thiesen, como é conhecido, tem atuado em São Carlos sempre com foco no processo educativo em todos os programas trabalhados. 

Somos uma ONG que acredita num mundo melhor, e para que isso se concretize, sabemos que a transformação do coletivo inicia-se pela transformação do indivíduo, e a transformação do indivíduo só acontece por meio da Educação. 

Conforme preconizado por Pestalozzi, "O Amor é o eterno fundamento da Educação". Assim, atuamos dentro do processo educativo, sempre direcionando o foco para o Ser, ao invés do Ter, tão difundido nos tempos atuais, e percebemos que este método tem surtido grande efeito positivo nas pessoas atendidas diariamente, porque oferecer um prato de comida, agasalho é de certo modo fácil. O verdadeiro impacto ocorre quando buscamos elevar aquele que não acredita em si a ser uma pessoa diferente, consciente de seu papel como membro da sociedade e consciente de seus deveres perante o próximo. 

 

Projetos: 

ESCOLA ESPÍRITA ANÁLIA FRANCO 

A Escola Espírita "Anália Franco", instituição Confessional Espírita e Filantrópica, dedica-se à formação integral de crianças, sob uma ética espírita-cristã. 

Atendemos hoje cerca de 45 crianças da Educação Infantil, em período integral. 

O período infantil é o mais importante para todas as bases educativas, a criança interage de forma significativa com o ambiente social em que vive e suas relações sociais e familiares contribuem para a formação de sua personalidade. 

ASAS PARA O FUTURO 

O PROGRAMA "ASAS PARA O FUTURO" é um programa Complementar e alternativo que objetiva, atendendo à Declaração de Jomtien (Declaração Mundial sobre Educação para Todos), realizar um trabalho socioeducativo, prevenindo a marginalização de crianças e adolescentes proporcionando o seu Regresso, Permanência e Sucesso nas Escolas, evitando o seu ingresso às ruas, buscando assim o seu desenvolvimento integral nos moldes do que dispõe o ECA Estatuto da Criança e do Adolescente, oferecendo em horários alternados às escolas públicas, CONTEÚDOS DE REFORÇO ESCOLAR E CRESCIMENTO HUMANO (PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, INFORMÁTICA, SAÚDE, ÉTICA E VALORES HUMANOS), proporcionando meios para a formação integral de adolescentes com idade entre 14 e 18 anos. 

Este projeto enquadra-se no Eixo Temático II (Direito à Educação, à Cultura, aos Esportes e ao Lazer). 

JOVEM APRENDIZ 

O Programa Aprendiz da Obras Sociais Francisco Thiesen, se propõe à formação humana e científica de adolescentes, de forma contextualizada, objetivando sua capacitação como aprendizes na área de administração, buscando propiciar melhores oportunidades para cerca de 110 jovens da região do Antenor Garcia, Zavaglia e Aracy I e II, pois anualmente estarão fora das ruas, complementando as ações de outros cursos semelhantes na cidade, fora do fácil acesso aos vícios, fora da estrutura social existente, que leva sempre à degradação do ser humano, prevenindo assim, situações de exclusão social, má conduta, melhorando a qualidade de vida das famílias, através da inserção do jovem no mercado de trabalho. 

Visa amenizar a dificuldade da obtenção do Primeiro Emprego e a carência no atendimento à juventude, além de incentivar o jovem a dar seguimento em sua vida escolar e profissional. 

A cidade de São Carlos tem enfrentado dificuldades no atendimento a seus jovens, sobretudo àqueles com idade acima de 15 anos. Há grande carência de iniciativas voltadas a esse público na cidade. Tanto o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) quanto o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reconhecem a carência de iniciativas voltadas a esse público. 

O Programa tem por objetivo minorar dois sérios problemas existentes, não só em São Carlos, mas também em todo o país: a dificuldade da obtenção do Primeiro Emprego e a carência no atendimento à juventude.
A experiência tem mostrado que jovens bem qualificados acabam sendo contratados pela empresa após o período de aprendizagem. Busca-se assim oferecer condições ao jovem de manter-se no mercado, mesmo findo o contrato de aprendizagem. 

Com esta medida, cerca de 80 jovens da região do Cidade Aracy I e II, Zavaglia e Antenor Garcia anualmente estarão fora das ruas, complementando as ações de outros cursos semelhantes na cidade, fora do fácil acesso aos vícios, fora da estrutura social existente, que leva sempre à degradação do ser humano, prevenindo assim, situações de exclusão social, melhorando a qualidade de vida das famílias, através da inserção do jovem no mercado de trabalho. 

 

Para Doações:  

Banco do Brasil
Agência: 0295-x
Conta: 85765-3 

PIX: 05.508.607/0001-09 


Endereço: 

Rua Bruno Pauka, nº 100, Antenor Garcia, São Carlos / SP 

Horário de Atendimento: Seg - Sex 7:30 às 18:00 

 

Contatos: 

Celular: (16) 98862-4376

Telefone: (16) 3366-8355 

E-mail: osft@osft.org.br 

 

Fotos: