APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Carlos

Conheça o trabalho desta Instituição!


Sobre a Instituição: 

Fundada em 26 de maio de 1962, a APAE é uma entidade civil, sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde. A justificativa central do trabalho da APAE pauta-se nos princípios ditados pela Declaração dos Direitos Humanos de equiparação de oportunidades, defesa dos direitos e de luta contra todas as formas de exclusão da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista. A proposta de trabalho visa promover qualidade de vida, o desenvolvimento, a inclusão social, escolar e no mercado de trabalho, através dos serviços oferecidos, sem qualquer ônus às famílias e para isto, conta com uma equipe multiprofissional composta por: professores especializados, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, nutricionista, equipe de enfermagem, dentista e médicos nas áreas de psiquiatria, pediatria e neuropediatria.

Áreas de Atendimentos:
Assistência Social
Educação
Saúde

Missão:
Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Público Alvo:
Pessoas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
Pessoas com Deficiência Intelectual;
Pessoas com Deficiência Múltipla (intelectual associada ou não a outras deficiências);
Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo;
Familiares das pessoas atendidas;
Comunidade (avaliação, atendimento terapêutico e diagnóstico/prevenção).

Faixa Etária:
Desde o nascimento até a idade adulta

Atendimento:
Período parcial ou integral de acordo com a disponibilidade de vaga.
Abrangência Territorial:
Município de São Carlos

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Área da Assistência Social desenvolve seu trabalho em consonância com o Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para Pessoas com Deficiência e suas Famílias, de acordo com a Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviço Socioassistenciais.

PROJETOS/PROGRAMAS:

CIDADANIA ATIVA

Descrição:
Ações do assistente social junto aos usuários, abrangendo as relações sociais entre os indivíduos e a comunidade.

PROGRAMA DE CONVIVÊNCIA E APOIO AO ENVELHECIMENTO

Descrição:
Programa voltado a usuários com 30 anos ou mais que possuem Deficiência Intelectual associada ou não a outras deficiências. Tem como finalidade a promoção da autonomia, melhoria da qualidade de vida e interação social, considerando um olhar especializado as questões do envelhecimento saudável para esta população.

PROJETO CUIDANDO DO CUIDADOR

Descrição
Projeto que visa o desenvolvimento de atividades voltadas aos pais, cuidadores e familiares dos usuários.

APOIO INTEGRAL

Descrição:
Serviço oferecido aos usuários que se encontram em situações de risco (violência, violação de direitos) e permanecem em período integral (manhã e tarde) na instituição.

ÁREA DE EDUCAÇÃO

Descrição:
A Escola Rotary de Educação Especial Dr. Angelo Passeri da Apae de São Carlos trabalha de acordo com Secretaria de Estado de Educação, seguindo as normas da Legislação.
Autorização de funcionamento Processo nº 068/80 - Diário Oficial 11/08/82, página 6;
Código de identificação da Escola CIE nº 14.6407.
O Projeto Político Pedagógico é elaborado com apoio das Áreas de Saúde e Assistência Social.

Modalidade Educação Especial

- Educação Infantil
- Ensino Fundamental de Nove anos Séries Iniciais: 1º ao 5 º ano
(FASE I: Escolarização Inicial)
- Ensino Fundamental de Nove anos Séries Iniciais: 1º ao 5 º ano
(FASE II: Programa Sócio Educacional)
- Apoio Educacional Especializado (AEE)
Atendimento Educacional Especializado Inclusivo (AEEI)
Núcleo de Atendimento Especializado (NAE)

- Educação para o Trabalho Programa de Preparação para o Trabalho (PPT).

ÁREA DE SAÚDE

Descrição:
Conjunto de ações realizadas através de equipe multiprofissional, de forma individual e/ou em grupo por especialidades, para avaliar, reabilitar e habilitar os usuários no desenvolvimento de sua capacidade funcional, com base no projeto terapêutico singular elaborado a partir das avaliações da equipe multiprofissional.
O enfoque do trabalho em saúde com pessoas com deficiência está centrado na produção da autonomia e na participação efetiva dos usuários na construção de projetos de vida pessoais e sociais e qualidade de vida.

SERVIÇOS:

1 - AMBULATÓRIO MULTIDISCIPLINAR

1.1 - Avaliação diagnóstica

Descrição:
O Serviço é realizado por uma equipe multidisciplinar através do acolhimento, triagem e procedimentos inerentes às áreas técnicas, com testes e protocolos validados. Avalia as condições e etapas do desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo que o usuário se encontra.
O processo de avaliação é concluído com a consulta devolutiva, informando a família e/ou o responsável legal sobre os resultados obtidos nas diversas áreas em que o usuário foi avaliado, se este é elegível para os serviços/programas ofertados pela instituição ou não.
São emitidos laudo e relatório aos responsáveis com cópia aos serviços públicos e/ou privados envolvidos e realizados os encaminhamentos necessários.


1.2 - Atendimento ambulatorial multidisciplinar

Descrição:
Ações em saúde para avaliar, atender, acompanhar e orientar o usuário e/ou seu responsável, realizadas por equipe multiprofissional, observada a sistemática de referência e contra referência do Sistema Único de Saúde SUS acordado na FPO (Ficha de produção orçamentária). Os serviços são referidos a uma base territorial populacional pactuada entre as partes.
Atendimento especializado, interdisciplinar, baseado em técnicas, conceitos e recursos próprios de cada área de atendimento, com o objetivo de minimizar ou sanar problemas educacionais e sociais com custo significativo para a saúde pública. Procedimentos terapêuticos para reabilitar e habilitar o usuário nas capacidades funcionais para execução de atividades de vida autônoma, o bem-estar físico mental e social e como resultado a melhora na qualidade de vida.


2. REABILITAÇÃO INTELECTUAL / APOIO TERAPÊUTICO AO USUÁRIO MATRICULADO NOS PROGRAMAS DA INSTITUIÇÃO

2.1 - Estimulação Precoce

Descrição:
A estimulação precoce é destinada a criança com atraso e ou retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, Transtorno do Espectro Autista, síndromes, intercorrências do parto, prematuridade, entre outras. O atendimento é individual e ou em grupo, prevê o acompanhamento da família durante o processo de estimulação e a continuidade das estimulações em casa.
As atividades são baseadas em técnicas, conceitos e métodos e ciência como Integração Sensorial, Bobath, Pediasuit (protocolo parcial), ABA, entre outros.
O atendimento pedagógico é baseado no Inventário PEDI, Portage, Denver, ADL, VB Mapp, ABBLs, entre outros, considerando os avanços científicos e protocolos validados.
Os atendimentos terapêuticos são de acordo com as necessidades de cada usuário, as reavaliações são periódicas e quando necessárias, discutidas com a equipe e em continuidade com o responsável registradas no prontuário único.


2.2 - Atendimento terapêutico

Descrição:
Ações realizadas para reabilitar e habilitar os usuários no desenvolvimento de sua capacidade funcional através de um projeto terapêutico singular (PTS), resultado das avaliações e da capacidade adaptativa da pessoa com deficiência.
A reabilitação/habilitação baseia-se numa abordagem interdisciplinar com envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidados da saúde. As estratégias de ações para habilitação e reabilitação são estabelecidas a partir das necessidades singulares de cada indivíduo, com objetivos hierarquizados e metas a serem atingidas, considerando o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade, bem como, os fatores clínicos, emocionais, ambientais e sociais envolvidos.
São realizadas intervenções individuais e/ou em grupo que incluem a avaliação, estimulação, orientações e discussões relacionadas ao desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla ou com transtorno do espectro autista.

2.3 - Consulta de Equipe Multiprofissional na atenção especializada

Descrição:
Consultas médicas a partir de triagem realizada pela equipe multiprofissional e /ou a pedido da família do assistido matriculado nos diversos programas da Instituição. Consultas da equipe multidisciplinar, para acompanhamento/orientações nas especialidades de enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição e de assistência social, todas acordadas em FPO.

3 - UNIDADE DE CUIDADOS DIÁRIOS

Descrição:
Acolhimento humanizado dos usuários com deficiência intelectual /sensório- motora grave, associadas ao comprometimento neurológico, ortopédico, respiratório, disfagia, síndromes e anomalias congênitas importantes que requerem acompanhamento interdisciplinar contínuo e reavaliações frequentes.
O atendimento é feito por um período de 4 a 8 horas diárias. As ações são realizadas com base no projeto terapêutico singular (PTS), resultado das avaliações e da capacidade adaptativa da pessoa com deficiência, de forma individual e/ou em grupo, considerando a singularidade do assistido e a necessidade de melhorar a qualidade de vida, prevenindo alterações secundárias. Esse atendimento permite dar oportunidades de planejamento familiar com relação ao trabalho/renda e desenvolvimentos dos aspectos biopsicossociais constituindo-se o único serviço com estas características na comunidade. 

 

Endereço: 

Avenida Prof. Luiz Augusto de Oliveira, nº 465, Vila Marina, São Carlos / SP. 

 

Contatos: 

Telefone: (16) 2107-5151  

E-mail: apaesc@apaesaocarlossp.org.br 

 

Fotos: